Toyota apresenta o Novo Aygo X Hybrid: um citadino ainda mais divertido e eficiente
- O Aygo X da Toyota passou a ser eletrificado – o primeiro full-hybrid do seu segmento
- É o automóvel sem carregamento externo com as mais baixas emissões de CO2 do mercado: 86g CO2/km*
- Novos materiais e novas técnicas de produção reduzem a pegada de carbono
- Maior potência e aceleração combinadas com um comportamento ágil para uma condução ainda mais divertida
- Novo visual frontal com um estilo elegante – ou desportivo – dependendo da versão
- Nova e emocionante versão GR SPORT
2 de junho 2025 – O arrojado crossover urbano compacto Aygo X eleva a diversão ao volante e a eficiência a um novo patamar, introduzindo pela primeira vez no seu segmento a tecnologia full-hybrid.
O Novo Aygo X é o automóvel sem carregamento externo com as mais baixas emissões de CO2 do mercado**, previsto em Ciclo WLTP, oferece uma combinação perfeita entre um carro compacto, diversão ao volante, design e sistemas de segurança avançados.
Concebido e produzido na Europa para oferecer aos portugueses uma solução para as exigências da vida urbana e suburbana, o Toyota Aygo X é um crossover único no segmento A. O seu nome e inspiração provêm do divertido Aygo, que tem sido o automóvel mais acessível da Toyota na Europa desde o seu lançamento em 2005.
O Aygo X tem atraído condutores preocupados com o estilo que procuram um veículo compacto e versátil, ideal para um estilo de vida moderno e atarefado, e tem-se revelado muito popular entre os clientes. Mais de 287.000 unidades foram vendidas desde que chegou às estradas europeias em 2022.
Hoje, o novo Aygo X cria um novo capítulo na sua história de sucesso passando a oferecer uma motorização híbrida, oferecendo a eficiência e a flexibilidade da famosa tecnologia híbrida da Toyota, garantindo uma utilização plena sem compromissos.
A mais recente tecnologia híbrida da Toyota, significa que o novo Aygo X tem mais potência e melhor aceleração para uma experiência de condução mais envolvente – e mais eficiente. A sua condução envolvente permite aos condutores exprimirem um estilo urbano irreverente, agora reforçado por um design frontal novo e moderno.
Para além do seu desempenho ágil e do seu novo estilo moderno, o Aygo X híbrido apresenta uma menor pegada de carbono ao longo de todo o ciclo de vida do veículo em comparação com o seu antecessor, graças à sua eficiente motorização e às melhorias na produção e na logística.
O novo Aygo X está previsto para venda em Portugal no início de 2026.
O mais compacto full-hybrid da Toyota
O novo Aygo X introduz, pela primeira vez, uma motorização híbrida no segmento A, alargando a eletrificação ao veículo mais compacto e mais acessível da gama Toyota, sem comprometer o seu caraterístico design de crossover irreverente.
A nova motorização atualmente disponível no Yaris e no Yaris Cross, substitui o motor a gasolina de 1.0 litros do seu antecessor.
A adaptação do Aygo X para acomodar os componentes híbridos, mantendo os mesmos 2.430 mm de distância entre eixos e espaço de bagageira do seu antecessor, exigiu soluções de engenharia inovadoras. Pela primeira vez num híbrido Toyota, as duas baterias estão posicionadas lado a lado ao longo da largura do piso, numa disposição longitudinal sob os bancos traseiros. Outros híbridos Toyota estão a utilizar uma configuração paralela, que requer mais espaço longitudinal. A utilização inteligente do espaço disponível também permite que a bateria auxiliar seja colocada sob a bagageira, sem afetar a capacidade da bagageira.
Para acomodar a motorização híbrida de maiores dimensões, a projeção dianteira foi aumentada em 76 mm, o que foi conseguido através de uma cuidadosa otimização da carroçaria, preservando as proporções do Aygo X.
O mais recente Aygo X proporciona uma condução mais enérgica e emocionante, com maior potência e aceleração, utilizando a tecnologia híbrida comprovada do Toyota Yaris.
As vantagens do sistema full-hybrid fazem com que o novo Aygo X seja um parceiro ideal para a condução citadina, com emissões de CO2 de apenas 86 g/km*, um valor líder no seu segmento.
A potência total do sistema é aumentada em 44 cv em comparação com a anterior versão atmosférica, atingindo um máximo de 116 cv e conferindo ao Aygo X a agilidade desejada para uma condução urbana dinâmica, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 10 segundos.
O Aygo X tem um comportamento ágil para enfrentar o trânsito citadino, graças à plataforma GA-B (TNGA – Toyota Global New Architecture) e ao posicionamento baixo da bateria híbrida, que proporciona um centro de gravidade baixo e uma carroçaria altamente rígida. Um raio de viragem de 4,7 metros é ideal para manobrar com confiança em espaços reduzidos.
Para além de ser mais excitante e ágil de conduzir, o mais recente Aygo X é agora mais silencioso e suave para todos os passageiros, graças aos novos componentes de supressão de ruído. Os silenciadores do tablier, o isolamento do capot e a cobertura da parte inferior da carroçaria do motor, combinados com um novo sistema de escape e silenciador, criam uma viagem mais tranquila. Nas versões mais equipadas, uma viagem ainda mais serena é proporcionada por outras medidas de redução de ruído em toda a carroçaria, incluindo vidros com maior isolamento acústico.
A segurança é uma prioridade para todos os Toyota, pelo que o novo Aygo X também beneficia do melhor conjunto de sistemas de segurança e assistência ao condutor do seu segmento, designado Toyota Safety Sense. Esta inclui o Sistema de Pré-Colisão melhorado, o Assistente de Faixa de Rodagem e o Assistente de Sinais de Trânsito, bem como o novo Sistema de Paragem de Emergência e o Assistente de Condução Proactiva. Pela primeira vez num Aygo X, o Toyota Safety Sense beneficia de atualizações remotas.
Design de SUV compacto
O Aygo X é a proposta mais irreverente da Toyota com uma nova linguagem de design frontal, ao mesmo tempo que realça a sua identidade de SUV compacto.
Um novo capot, novos faróis e uma nova grelha frontal criam um visual impactante reforçada pelas jantes de liga leve de 17 ou 18 polegadas, consoante a versão, e pelas cavas das rodas alargadas em preto.
As opções de cores exteriores inspiradas no conceito de “especiarias” ou de duas cores, em algumas versões, contribui para tornar o Aygo X ainda mais impactante. Continuam as versões com tejadilho em lona retrátil que incorpora elementos inspirados na grelha frontal nas versões mais equipadas.
Apesar das suas dimensões exteriores compactas, o novo Aygo X maximiza o espaço interior com uma posição de condução elevada para uma visibilidade superior. Quatro passageiros podem sentar-se confortavelmente e há espaço para transportar tudo, desde os objetos essenciais do dia a dia até à bagagem maior, graças à capacidade da bagageira de 231 litros.
Um design interior renovado e limpo eleva a experiência, que é mais agradável, cómoda e conectada. O Novo Aygo X conta com um novo painel digital atrás do volante de 7 polegadas que cria um visual mais sofisticado e moderno. Passa a contar com um travão de estacionamento elétrico de série em todas as versões, assim como duas portas de carregamento USB-C. Um novo carregador de smartphone sem fios, uma chave digital, espelhos retrovisores rebatíveis elétricos e tecnologia nanoeX™ para uma melhor qualidade do ar também estão disponíveis nas versões mais equipadas.
Aygo X GR SPORT
Pela primeira vez, o modelo mais compacto da Toyota conta com uma variante GR SPORT, que proporciona uma condução mais envolvente e um visual mais desportivo.
A versão GR SPORT, inspirada no sucesso da TOYOTA GAZOO Racing, no desporto motorizado, destaca-se pelo seu exclusivo esquema de duas cores: amarelo mostarda, conjugado com teto, pilar C e capot em preto, para um visual irreverente e apelativo.
A grelha frontal do Aygo X, já de si arrojada, ganha a malha distintiva e exclusiva “padrão G” que se vê noutros modelos da família GR, bem como jantes de liga leve GR SPORT exclusivas. No interior do habitáculo, os detalhes em preto e cinzento, bem como o logótipo GR, contribuem para uma sensação desportiva.
O Aygo X GR SPORT é também mais divertido de conduzir, graças à afinação específica dos amortecedores e das molas helicoidais, que permitem um melhor comportamento e uma redução do adornar da corroçaria, enquanto a direção assistida elétrica afinada especificamente para esta versão proporciona uma resposta mais direta. Estas melhorias foram especificamente concebidas para uma experiência de condução mais envolvente, sem impacto no conforto de condução.
Uma pegada de carbono reduzida
A abordagem multi-tecnologia da Toyota para a neutralidade carbónica centra-se em proporcionar uma escolha de várias motorizações, independentemente do local onde os clientes vivem ou das suas circunstâncias individuais. Com o novo Aygo X híbrido, a Toyota abre uma porta de entrada para a eletrificação para um público mais vasto que tem dificuldades de acesso a pontos de carregamento.
Ao adotar um design orientado para a pegada ecológica e ao analisar todas as fases de utilização, produção e distribuição do veículo, a Toyota estima uma redução da pegada de carbono ao longo da vida do novo Aygo X híbrido em 18%* em comparação com a geração anterior. A motorização híbrida eficiente é o maior fator, juntamente com a utilização de novos materiais e esforços para reduzir o impacto da produção e logística do automóvel.
Por exemplo, a tecnologia de cor no molde em componentes específicos, em que a cor é aplicada diretamente durante a moldagem por injeção, é utilizada para obter um efeito apelativo e para reduzir as emissões de CO2 no processo de revestimento, em comparação com a pintura.
Também contribui para uma pegada de carbono reduzida a utilização de um novo plástico e tecido reciclados, como o novo e premium SakuraTouch® para um interior sem materiais de orígem animal.
Além disso, a Toyota Motor Manufacturing Czech em Kolin, que produz o Aygo X full-hybrid, utiliza cada vez mais energia proveniente de fontes renováveis, (painéis solares instalados no telhado da fábrica), enquanto a logística simplificada e mais inteligente de peças e veículos também contribuiu.
* Valores provisórios no ciclo WLTP sujeitos a homologação final
** De acordo com o ciclo JATO WLTP Combinado, maio 2025