Toyota mostra os seus melhores carros de corrida, rali e de estrada no Goodwood Festival of Speed
- TOYOTA GAZOO Racing celebra o sucesso no Campeonato Mundial de Ralis (WRC) e no Campeonato Mundial de Rali-Raid (W2RC)
- Demonstração de como a experiência da Toyota no automobilismo ao mais alto nível permite a criação de carros cada vez melhores para a estrada, incluindo o novo GR Yaris Aero Performance
- A abordagem multi-tecnologia da Toyota para alcançar a neutralidade de carbono reconhecida no automobilismo, com o uso de combustíveis neutros em carbono e o desenvolvimento do GR LH2 Racing Concept, um potencial futuro Toyota para o mundial de resitência no World Endurance Championship (WEC) será mostrado em Goodwood
- O festival também receberá os melhores pilotos da TOYOTA GAZOO Racing e outros ao mais alto nível do automobilismo internacional
27 de junho de 2025 – O Goodwood Festival of Speed 2025 irá demonstrar como a Toyota aplica a sua experiência no automobilismo ao alto nível para desenvolver excelentes carros para a estrada, enquanto busca múltiplas tecnologias para a redução de carbono.
O festival de velocidade de Goodwood, é uma das celebrações mais conhecidas da cultura automóvel a nível mundial, decorre nas instalações da histórica Goodwood House, em Sussex, Inglaterra, de 10 a 13 de julho.
O sucesso da Toyota no automobilismo mundial com a TOYOTA GAZOO Racing (TGR) apoia diretamente a criação de carros cada vez melhores para a estrada, aplicando o conhecimento, a experiência e as competências adquiridos pelas equipas durante a competição. Em 2024, a TGR conquistou os títulos mundiais de fabricantes nas três principais séries da FIA em que competiu: Mundial de Ralis (- World Rally: WRC), Mundial de Rally-Raid (World Rally-Raid: W2RC) e no Mundial de Resistência (World Endurance: WEC).
A TOYOTA GAZOO Racing – World Rally Team apresentará o GR YARIS Rally1, o carro que tem sido a força dominante no Campeonato Mundial de Ralis da FIA de 2025, e que venceu de forma esmagadora em todas as 6 provas da época até agora. Entre elas o Rally de Portugal que venceu pela sexta vez consecutiva. A equipa irá acelerar em Goodwood ao lado do GR Yaris Rally2, que se revelou extremamente popular na segunda divisão do WRC e que em Portugal se tem revelado também dominador no CPR em 2025.
A GR DKR Hilux EVO irá demonstrar a máquina que provou ser um dos principais candidatos no desafiante Campeonato Mundial de Rally-Raid (W2RC), incluindo o lendário Rally Dakar.
A potência, velocidade e manobrabilidade destas máquinas serão demonstradas por alguns dos melhores pilotos do mundo. A lista de pilotos inclui os talentos mais promissores do campeonato, como o atual líder do WRC Elfyn Evans, o mais jovem campeão de sempre Kalle Rovanperä, a estrela japonesa Takamoto Katsuta e o recém-chegado Sami Pajari, juntamente com o diretor da TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team Jari-Matti Latvala, a lenda do rali e vice-diretor da equipa Juha Kankkunen e Seth Quintero, o jovem do W2RC. A eles se juntarão outros pilotos do mais alto nível do automobilismo internacional.
O potencial futuro do Campeonato Mundial de Resistência será representado pela mostra estática do novo GR LH2 Racing Concept movido a hidrogénio líquido. Este estudo de um carro de corrida é baseado no atual hipercarro híbrido GR010 da TGR se equipado com um motor de combustão a hidrogénio. O Protótipo chega ao festival após ser revelado pela primeira vez nas 24 Horas de Le Mans deste ano.
O GR Yaris Aero Performance fará sua primeira aparição “na subida” do festival, um desenvolvimento do aclamado GR Yaris, que é um exemplo perfeito do know-how da Toyota no automobilismo na criação de carros de estrada emocionantes. A aplicação de uma abordagem «driver-first» e os conhecimentos adquiridos na pista de testes e em competição produziram atualizações aerodinâmicas apelativas e de alto desempenho, reunidas num conjunto aerodinâmico especial que os clientes poderão especificar para o seu carro. Este inclui uma asa traseira ajustável, novas condutas de ar nos guarda-lamas dianteiros, um spoiler dianteiro, arrefecimento adicional na traseira, no para-choques traseiro inferior e entrada de ar suplementar no capot.
Nos desportos motorizados, tal como nos seus veículos de estrada, a Toyota aplica a sua estratégia multi-tecnologia para reduzir as emissões de carbono através de uma gama de tecnologias, avançando em direção à neutralidade de carbono. Além de utilizar combustíveis neutros em carbono nos seus carros de corrida, a marca também está a explorar ativamente o potencial do hidrogénio. Além do GR LH2 Racing Concept, o festival contará com o protótipo zero emissões da Hilux a pilha de combustível (Hydrogen Fuel Cell), construído no Reino Unido. Esta versão avançada da lendária pick-up irá trabalhar como veículo de apoio.
O famoso nome Celica regressará ao festival, na forma do clássico carro de rali ST185. O Toyota Celica ST185 com tração integral foi conduzido pelo famoso Juha Kankkunen, que conquistou o campeonato em 1993. Hoje, um exemplar é conduzido por Jari-Matti Latvala no Campeonato Histórico de Ralis da FIA, decorado com as cores da TGR.
Para mais informações sobre a Toyota consulte: www.toyota.pt