TOYOTA GAZOO Racing celebra título mundial de fabricantes com dobradinha no Rali da Europa Central

20 de outubro 2025 – A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team (TGR-WRT) conquistou o quinto título consecutivo de fabricantes do Campeonato Mundial de Ralis da FIA no Rali da Europa Central, onde Kalle Rovanperä conquistou uma vitória valiosa na sua luta pelo título mundial de pilotos.

Elfyn Evans completou a dobradinha ao conquistar o segundo lugar na etapa final, recuperando a liderança do campeonato de pilotos – e o segundo lugar do galês foi suficiente para garantir o título de fabricantes, quando faltam ainda duas provas para o final do calendário do mundial de ralis. Este é o nono título de fabricantes do WRC conquistado pela Toyota – apenas um a menos do que o recorde estabelecido pela Lancia.

A vitória de Rovanperä, com o copiloto Jonne Halttunen, é a 11.ª vitória do Toyota GR YARIS Rally1, em 12 provas do mundial de ralis disputadas até agora.

A dupla finlandesa esteve envolvida numa luta incrivelmente renhida pela liderança com os companheiros de equipa Sébastien Ogier e Vincent Landais durante a primeira metade do evento, que decorreu em estradas de asfalto e muito técnicas na Alemanha, República Checa e Áustria.

Rovanperä assumiu a liderança na primeira etapa da manhã de sábado, antes de Ogier ter problemas na especial seguinte, deslizando contra uma árvore depois de perder pressão no pneu dianteiro esquerdo. A partir daí, Rovanperä controlou a sua vantagem, conquistando finalmente a vitória com 43,7 segundos de vantagem sobre Evans.

Evans também esteve envolvido numa disputa aguerrida com outro candidato ao título, Ott Tänak (Hyundai), que se decidiu na última volta. Evans e o copiloto Scott Martin, que disputava a sua 200ª prova do WRC, começaram o último dia a 8,4 segundos de Tänak, mas reduziram a diferença para 1,1 segundo antes da etapa final, onde foram 6,7 segundos mais rápidos que os rivais.

Também terminando em segundo lugar nas classificações da Power Stage e do Super Sunday, Evans agora lidera a classificação dos pilotos com 13 pontos à frente dos seus dois companheiros de equipa, Rovanperä e Ogier, e 50 à frente de Tänak.

Ogier conseguiu recomeçar no domingo e foi o mais rápido em todas as etapas, conquistando os 10 pontos disponíveis no Super Sunday e na Power Stage. Rovanperä terminou em terceiro no Super Sunday e na Power Stage.

Takamoto Katsuta terminou em quarto lugar na classificação geral, no Super Sunday e na Power Stage, mostrando um ritmo forte antes do seu próximo rali em casa, no Japão, com duas vitórias em etapas no sábado, ao lado do copiloto Aaron Johnston. Sami Pajari e Marko Salminen também estabeleceram alguns tempos fortes nas etapas, terminando em sexto lugar na classificação geral.

Coroados campeões do WRC2 na prova anterior no Chile, Oliver Solberg e Elliott Edmondson terminaram mais uma vez como o carro Rally2 líder no seu GR Yaris da Printsport, em oitavo lugar na classificação geral.

Citações:

Akio Toyoda (Presidente da TGR-WRT)

“A todos na TGR-WRT, obrigado por conquistarem o título de fabricantes por cinco anos consecutivos!

Gostaria de expressar a minha sincera gratidão a Juha, que apoiou a equipa como vice-diretor da equipa, bem como aos pilotos, copilotos, engenheiros, mecânicos, todos os outros membros da equipa e, claro, aos fãs. Muito obrigado!

Incluindo o período em que Juha conduzia o Celica, este é o nosso nono título geral. No entanto, ainda não alcançámos os recordes da Lancia de 10 títulos de fabricantes e seis campeonatos consecutivos. Vi uma publicação a dizer que a Lancia regressará ao WRC2 a partir do próximo ano, por isso estou muito entusiasmado com a ideia de competir em ralis com a equipa da Lancia. E imagino que Juha, que já conduziu um Lancia antes, esteja ainda mais animado do que eu.

Faltam duas provas nesta época e a próxima é o tão esperado Rally do Japão. Os meus sentimentos em relação ao Rally do Japão não mudaram desde a última vez. Elfyn, que está a perseguir o seu objetivo há muito acalentado de conquistar um título; Seb, que está a lutar pelo título apesar do seu programa de meia temporada; e Kalle, que quer terminar a sua última temporada no WRC como campeão… Só quero que todos eles desfrutem ao máximo da condução e acredito e confio em todos na equipa para criar um ambiente onde os pilotos possam conduzir confortavelmente e divertir-se ao volante.”

Juha Kankkunen (Vice-Diretor da Equipa)

“Estou muito orgulhoso da minha equipa hoje. Devo admitir que me vieram algumas lágrimas aos olhos na linha de chegada, sabendo que ficámos em primeiro e segundo lugar no rali e que voltámos a ganhar o campeonato de fabricantes. Para mim, nesta função, foi a coisa mais importante a alcançar este ano. Ganhei títulos como piloto e agora ganhar este como diretor da equipa, considero-o como um quinto campeonato mundial. O espírito e a atmosfera dentro da equipa têm sido muito bons este ano, e os nossos pilotos fizeram um trabalho brilhante. A diferença entre Elfyn, Seb e Kalle na classificação está muito renhida e as duas últimas rondas vão ser muito emocionantes.”

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DA EUROPA CENTRAL (Resultado de domingo, mais em: www.wrc.com)

1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) 2h36m20.1s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +43.7s
3 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +49.3s
4 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) +1m06.8s
5 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1) +2m04.6s
6 Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR YARIS Rally1) +2m13.9s
7 Josh McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) +5m48.8s
8 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR Yaris Rally2) +8m56.2s
9 Jan Černý/Ondřej Krajča (Škoda Fabia RS Rally2) +10m51.1s
10 Filip Mareš/Radovan Bucha (Toyota GR Yaris Rally2) +11m21.2s
29 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1) +49m40.9s

Campeonato de pilotos no Mundial de Ralis 2025 FIA após a 12ª prova do campeonato:
1 Elfyn Evans 247 pontos 
2 Sébastien Ogier 234 
3 Kalle Rovanperä 234
4 Ott Tänak 197
5 Thierry Neuville 166
6 Takamoto Katsuta 110
7 Adrien Fourmaux 96
8 Sami Pajari 79
9 Oliver Solberg 64
10 Grégoire Munster 26


Campeonato de construtores no Mundial de Ralis 2025 FIA após a décima segunda ronda:

1 TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team 632 pontos
2 Hyundai Shell Mobis World Rally Team 464
3 M-Sport Ford World Rally Team 176
4 TOYOTA GAZOO Racing WRT2 127