Projetos Financiados

AGENDA | Aliança para a Transição Energética

LÍDER DO CONSÓRCIO | EFACEC ENERGIA - MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS S.A.

DESCRIÇÃO DA AGENDA | A Aliança para a Transição Energética visa o reforço da competitividade e resiliência das empresas do setor energético como resultado da criação de produtos e soluções inovadoras e de cariz exportador, tendo por base tecnologia e know-how desenvolvido e consolidado no sector, colocando Portugal na liderança da descarbonização e potenciando uma efetiva transição energética.

DATA DE INÍCIO | 01-11-2021

DATA DE CONCLUSÃO | 31-12-2025

INVESTIMENTO | 274.195.106,32 €

OBJETIVOS | A Agenda visa capitalizar as oportunidades de criação de valor no contexto da Descarbonização, Descentralização e Digitalização do sector da Energia, criando, em Portugal, um ecossistema nacional competitivo único à escala internacional. Para além do valor intrínseco gerado, a Aliança propõe-se a criar as bases fundacionais de um ecossistema colaborativo a longo prazo, suportado em plataformas digitais, de inovação e industriais, potenciando externalidades em rede.

RESULTADOS ESPERADOS | PPS21 Toyota Land Cruiser série 70 Elétrico (LC 70 Elétrico).

ENTIDADE BENEFICIÁRIA | Toyota Caetano Portugal, S.A.

INVESTIMENTO | 3 903 665,68 €


Nome da Agenda | AM2R - Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas

Líder do Consórcio | POLISPORT PLÁSTICOS

Descrição da Agenda | A Agenda Mobilizadora para a inovação empresarial do setor das Duas Rodas visa operacionalizar a intervenção em áreas prioritárias na cadeia de valor que permitirão transformar o perfil produtivo nacional e desenvolver um novo alinhamento de especialização no setor que permita alavancar o seu posicionamento competitivo no mercado internacional, com enfoque na independência face ao mercado asiático, através do desenvolvimento e endogeneização de conhecimento avançado em torno de novos produtos, processos e serviços, aumentando e diferenciando a produtividade nacional e potenciando a difusão de conhecimento tecnológico assente na sustentabilidade e digitalização.

Assim, é objetivo principal da Agenda consolidar e expandir a ligação entre o tecido empresarial e o sistema científico tecnológico com o intuito de aumentar a competitividade e resiliência do setor com base em investigação e desenvolvimento tecnológico, inovação e diversificação da estrutura produtiva de produtos e serviços.

Data de Início | 01-10-2021

Data de Conclusão | 31-12-2025

Investimento Agenda | 213 739 775, 68€

 

Objetivos, Atividades e Resultados esperados/atingidos | A Agenda pretende introduzir inovações de produto/processo na indústria das duas rodas, prevendo obter as novas soluções através do investimento em I&D e imediatamente promover a sua valorização económica por via da industrialização. Assim, ao passo que os projetos de I&D visam fomentar a transferência de conhecimento entre ENESII e empresas, criando ambientes criativos e reunindo massa crítica adequada ao desenvolvimento de soluções disruptivas, os projetos de investimento produtivo vêm capacitar os tomadores de tecnologia para a sua produção/implementação.

Os projetos de I&D da Agenda partem, assim, de um TRL elevado, compreendendo atividades de investigação industrial e, desenvolvimento experimental, vocacionadas para elevar a maturidade tecnológica das várias soluções. Os novos produtos, processos e serviços a alcançar apresentam um elevado perfil transacionável, contribuindo para aumentar significativamente as exportações do setor e para reduzir as importações, em particular do mercado asiático.

A Agenda está, também, suportada num plano de valorização e promoção de resultados que engloba, além da introdução no mercado de 55 produtos, processos e serviços, 116 publicações técnico-científicas e 193 ações de disseminação tecnológica/promoção técnico-científica. Já os PPS reúnem perspetivas de valorização económica elevadas, em virtude do forte potencial de exportação e do assinalável grau de escalabilidade, tanto no setor das duas rodas como a outras indústrias.

Ainda de salientar o potencial de internacionalização, que proporcionará a obtenção de um retorno e um efeito multiplicador do investimento realizado, prevendo uma taxa de exportações média das empresas do consórcio de 73% em 2027 (sem considerar o efeito de exportações indiretas).

Os consorciados esperam alcançar em 2027 um volume de negócios de Euro 336 milhões em função, exclusivamente, dos produtos da agenda, o que evidencia um importante efeito multiplicador face ao montante a investir (Euro257 milhões). Em 2027 as soluções da Agenda estarão ainda em fase de ramp-up, esperando-se um crescimento significativo deste volume de negócios nos anos subsequentes.

 

Entidade Beneficiária | Toyota Caetano Portugal, S.A.

Investimento | 2 975 000,00 €

Projeto cofinanciado: https://recuperarportugal.gov.pt

Projeto em fase de execução.


DESIGNAÇÃO DO PROJETO Be.Neutral – Agenda de Mobilidade para a Neutralidade Carbónica nas Cidades

 

INVESTIMENTO TOTAL DA AGENDA | 221.376.867,92€

INVESTIMENTO DA TOYOTA CAETANO PORTUGAL |11.775.354,93€

MEDIDA | Agendas Verdes para a Inovação Empresarial

ENTIDADE BENEFICIÁRIA | TOYOTA CAETANO PORTUGAL, S.A.

 

DATA DE INÍCIO | 1 outubro 2021

DATA DE CONCLUSÃO | 31 dezembro 2025

 

APOIO FINANCEIRO TOTAL DA AGENDA | 128.191.402,26€

APOIO FINACEIRO à Toyota Caetano Portugal | 4.013.913,03 €

 

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS

A Be.Neutral tem a ambição de posicionar Portugal como exportador de produtos ciber-físicos de mobilidade carbono zero para cidades de todo o mundo. Foi desenhada a partir da oportunidade de desenvolver, industrializar e operar novos produtos e serviços de mobilidade (dispositivos físicos, conetividade e plataformas de ciência de dados), com capacidade de quantificação em tempo real das emissões evitadas para acelerar a neutralidade carbónica até 2030.

A participação da Toyota Caetano Portugal visa o desenvolvimento de I&D de veículo elétrico de pequenas dimensões para grandes eventos (L7E) e de novo veículo elétrico comercial (L6E). Visa também o desenvolvimento de um Projeto de Inovação Produtiva para acomodar a produção dos novos modelos L7E e L6E na unidade de Ovar.

 

Projeto cofinanciado: https://recuperarportugal.gov.pt

Projeto em fase de execução.


Projeto n.º 000185

 

Designação do projeto | Novo Produto - Toyota Land Cruiser 70

Apoio no âmbito do | Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva

Código do projeto | POCI-01-0249-FEDER-000185

Objetivo principal | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção | Centro

Entidade beneficiária | Toyota Caetano Portugal, S.A.

 

Data da aprovação | 14-07-2015

Data de início | 21-04-2015

Data de conclusão | 31-12-2015

Custo total elegível | 5.934.432,002 euros

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 2.077.051,21 euros

 

Síntese do Projeto:

O presente Projeto visou dotar a unidade industrial de Ovar, integrada na TCAP, das infraestruturas, equipamentos e meios produtivos e logísticos por forma a permitir a produção do novo veículo Land Cruiser 70 (designado por “LC 70”) de acordo com o trinómio Qualidade/Preço/Prazo de Entrega exigidos pelo construtor automóvel Toyota.

 

Neste sentido, importa realçar o interesse estratégico do Projeto LC 70 para a economia portuguesa atendendo ao número restrito de veículos automóveis montados/produzidos em território nacional (num total de 8 veículos em 2014, designadamente a Toyota Dyna, produzida pela TCAP em Ovar, o Citroen Berlingo e o Citroen Partner, produzidos pela PSA em Mangualde, o Mitsubishi Canter, produzido pela Mitsubishi Trucks no Tramagal, por fim, a Volkswagen AutoEuropa, responsável pela produção do VW Sharan, do Seat Alhambra, do VW Eos e do VW Scirocco), bem como às externalidades positivas que o Projeto LC 70 acarretou direta e indiretamente tanto para a economia regional como nacional, designadamente por via (1) da manutenção de postos de trabalho na região de implantação do Projeto, (2) da criação de postos de trabalho adicionais, necessários à execução do Projeto, (3) da criação de valor acrescentado e de riqueza e, por fim (4) pelo potencial efeito multiplicador nos fornecedores de componentes para a indústria automóvel.

 

No que respeita à realização física, foram alcançados e cumpridos os objetivos propostos para a execução do projeto de investimento, na medida em que a TCAP lançou o novo veículo LC70 no mercado.

 

Em termos financeiros, a execução do projeto atingiu 46,4% em termos de investimento elegível certificado face ao montante previsto em sede de candidatura. Neste sentido, o valor elegível previsto foi de Euro 5.934.432,02, sendo que a despesa elegível certificada ascendeu a Euro 2.751.748,42.