Toyota GR YARIS Rally1 impressiona na sua estreia e Ogier termina em segundo lugar

24 de janeiro 2022 – A Toyota GAZOO Racing World Rally Team (TGR WRT) iniciou uma nova era no Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, no lendário Rali de Monte Carlo, com o GR Yaris Rally1 híbrido a estrear-se na nova época 2022. No final de uma prova emocionante pelos Alpes franceses, Sébastien Ogier conquistou o segundo lugar e Kalle Rovanperä terminou em quarto.

Nesta prova inaugural de 2022 os três pilotos da equipa conquistaram vitórias em especiais cronometradas e o GR Yaris Rally1 híbrido foi o mais rápido em nove das 17 especiais. Demonstrou um desempenho e fiabilidade impressionantes, apesar dos desafios dos novos regulamentos do Rally1 com uma motorização eletrificada.

Resumo do Rali:

Na quinta-feira 20 de janeiro, após a tradicional cerimónia de arranque do rali na famosa Praça do Casino de Mónaco, as equipas seguiram para os Alpes, para duas especiais noturnas e uma apresentação exigente, com os seus novos carros eletrificados coma tecnologia híbrida. No final da noite, o Toyota GR YARIS Rally1 liderava na sua estreia na época de 2022. Sébastien Ogier, que se estreou com um novo co-piloto Benjamin Veillas, venceu as duas especiais. Elfyn Evans terminou o primeiro dia em terceiro da geral.

Kalle Rovanperä perdeu algum tempo com um pequeno peão na especial de abertura e terminou em 12º da geral. Takamoto Katsuta, da recém batizada equipa TGR WRT “Next Generation”, terminou em nono.

Sexta-feira foi o dia mais longo da prova em termos de distância competitiva, com as equipas a percorrer 97,86 quilómetros, em duas passagens a cada uma das três especiais, separadas por uma zona de mudança de pneus, em vez de um serviço completo. Embora as condições estivessem mais amenas do que o habitual, os pilotos enfrentaram grandes mudanças nos níveis de aderência nas estradas dos Alpes franceses. No final do dia, dois GR YARIS Rally1 estavam entre os três primeiros. Sébastien Ogier e Elfyn Evans foram algo cautelosos no início do dia, mas, sempre com um excelente ritmo, terminaram o dia em segundo e terceiro da geral, respetivamente.

A confiança e o ritmo de Kalle Rovanperä melhoraram ao longo do dia, subindo para nono da geral. Um lugar à sua frente, em oitavo, terminou Takamoto Katsuta.

No sábado o GR YARIS Rally1 da TOYOTA GAZOO Racing venceu todas as especiais com Sébastien Ogier a recuperar a liderança da geral e a mostrar porque é campeão mundial.

Os pilotos da equipa conquistaram as três primeiras posições em cada uma das duas primeiras especiais do dia, que foram vencidas por Elfyn Evans e Ogier, respetivamente, com o francês a passar para a liderança do rali. Ogier conseguiu uma vantagem de 5,4 segundos ao vencer a complicada SS11, a última especial da manhã, segurando o terceiro lugar da geral, Evans estava com um bom ritmo na zona mais escorregadia da especial, mas saiu de estrada numa descida rápida. Com a ajuda dos espectadores, conseguiu voltar e continuar, mas perdeu cerca de 20 minutos.

Ogier ampliou a sua vantagem à tarde. Seguiu a seleção do seu rival mais próximo, com quatro pneus macios, antes da especial e conseguiu ser 16,1 segundos mais rápido, dilatando a sua vantagem para terminar o dia com 21,1 segundos de vantagem.

Kalle Rovanperä também venceu uma especial com o GR YARIS Rally1, tendo mostrado confiança e velocidade consideravelmente melhoradas, após as alterações feitas na configuração do carro durante a noite. O jovem finlandês venceu as duas especiais da tarde e ganhou cinco posições durante o dia, para terminar em quarto da geral, a 37,8 segundos do pódio.

Takamoto Katsuta estava em quinto da geral antes de cair numa vala numa curva com gelo, em SS13, terminando o dia em 13º da geral.

No domingo, Ogier estava a caminho de conquistar a sua nona vitória. No entanto, um furo num pneu dianteiro esquerdo, na penúltima especial, transformou a sua vantagem de 24,6 segundos, num atraso de 9,5s para o líder. Juntamente com o novo co-piloto Benjamin Veillas, Ogier deu tudo por tudo na especial final, depois de receber uma penalidade de 10 segundos por uma falsa partida, terminou a apenas 10,5s da vitória.

Rovanperä e o seu co-piloto Jonne Halttunen asseguraram o quarto lugar. Tendo vencido três especiais, incluindo a Power Stage, final da prova. Os cinco pontos de bónus colocam Rovanperä em terceiro lugar no campeonato, como o principal candidato, uma vez que o 1º e 2º (Ogier) não estão a tempo inteiro.

Elfyn Evans concentrou-se em marcar pontos de bónus na Power Stage final, conseguindo o segundo melhor tempo. Takamoto Katsuta, na sua terceira participação consecutiva no Rali de Monte Carlo terminou em oitavo lugar da geral.

Também a estrear-se no Mónaco, como membro da equipa esteve Kazuki Nakajima, o recém-nomeado vice-presidente da TOYOTA GAZOO Racing Europe.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALO DE MONTE CARLO (Informação de domingo 15:00 www.WRC.com)
1 Sébastien Loeb/Isabelle Galmiche (Ford Puma Rally1) 3h00m32.8s
2 Sébastien Ogier/Benjamin Veillas (Toyota GR YARIS Rally1) +10.5s
3 Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) +1m39.8s
4 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) +2m16.2s
5 Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1) +6m33.4s
6 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +7m42.6s
7 Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Škoda Fabia Rally2 evo) +11m33.8s
8 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) +12m24.7s
9 Erik Cais/Petr Těšínský (Ford Fiesta Rally2) +12m29.2s
10 Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Škoda Fabia Rally2 evo) +13m41.3s

21 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +23m10.5s

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens doEvento:

URL: https://www.tgr-dam.com

*Para aceder ao novo site de imprensa, terá de se registar.