Toyota recebe Energy Observer em Lisboa


• Toyota recebe em Lisboa até 30 de Setembro o Energy Observer, a primeira embarcação do mundo movida a hidrogénio de forma autónoma e com emissões zero.

• O Energy Observer já passou por 13 portos de Itália, França, Espanha e Marrocos com escala em Veneza e Valência antes de chegar a Lisboa.

• A embarcação francesa é uma das primeiras com produção de hidrogénio abordo, a partir de água do mar. Movido pela propulsão elétrica do futuro, a embarcação utiliza um conjunto de energias renováveis e um sistema que produz hidrogénio, livre de carbono, que é armazenado a bordo.

• A Toyota foi pioneira com o Toyota Mirai – o primeiro automóvel sedan a pilha de combustível de produção em série no mundo e pretende estimular a utilização mais generalizada de veículos elétricos a hidrogénio com zero emissões.


Passagem por Lisboa na sua viagem de circum-navegação:
Depois de partir de França a embarcação com 30 m de comprimento e 13 metros de largura movida a hidrogénio navega em águas Lusas e irá permanecer até 30 de setembro, junto à praça do comércio. Uma das paragens obrigatórias do Energy Observer na sua viagem à volta ao mundo, é Lisboa. Antes de chegar a Portugal, o catamarã já passou por 13 portos de Itália, França, Espanha e Marrocos. Serão ao todo 6 anos de viagem passando por 50 países e 111 portos.