Toyota e BYD arrancam com empresa para Veículos Elétricos na China

Empresa conjunta para Investigação e Desenvolvimento (I&D) de veículos 100% elétricos (Battery Electric Vehicle – BEV), BYD TOYOTA EV TECHNOLOGY, começa a sua atividade na China já em maio 2020.

Após assinaram um acordo para criação da uma empresa para I&D de veículos 100% elétricos (BEV) a 7 de novembro de 2019 a Toyota Motor Corporation (Toyota) e a BYD Company Ltd. (BYD) acabam de anunciar que o registo da nova “joint venture” foi concluído. O nome da empresa é BYD TOYOTA EV TECHNOLOGY CO., LTD. (BTET) e o início de atividade na China está previsto para maio de 2020. Hirohisa Kishi, da Toyota, será o presidente e Zhao Binggen, da BYD, será o CEO (CEO).

Relativamente ao registo da empresa o novo presidente Hirohisa Kishi referiu o seguinte: “Com os engenheiros da BYD e da Toyota a trabalhar em conjunto sob o mesmo teto, o nosso objetivo é desenvolver BEV com desempenho superior e que atendam às necessidades dos clientes na China, unindo forças das duas empresas e também através de uma rivalidade saudável.”

O recém-nomeado CEO Zhao Binggen comentou o seguinte: “Esta empresa “joint venture” irá concentrar-se na pesquisa e desenvolvimento de veículos 100% elétricos com tecnologia e know-how da China e do Japão. A empresa está comprometida em promover e popularizar tecnologias de alta qualidade que tornam os BEV, mais ecológicos, seguros, confortáveis e inteligentes. A nossa visão é criar um estilo de mobilidade futuro para o cliente, e uma sociedade harmoniosa para os seres humanos e a natureza.”

A BYD e a Toyota irão trabalhar juntas para atender às diversas necessidades dos clientes, pesquisando e desenvolvendo BEV atraentes para os clientes chineses e promovendo a sua ampla adoção, esperando também contribuir para melhorar o meio ambiente na China.

Resumo da empresa “Joint Venture”
(1)          Nome BYD TOYOTA EV TECHNOLOGY CO., LTD (BTET)
(2)          Localização Sede: Pingshan District, Shenzhen City, Província de Guangdong
(3)          Responsáveis Chairman: Hirohisa Kishi (Senior Executive Vice President, Toyota Motor Engineering & Manufacturing (China) Co., Ltd.) CEO: Zhao Binggen (BYD Company Ltd.) ・Diretores: 6 (3 da Toyota e 3 da BYD) ・Auditores: 2 (1 da Toyota e 1 da BYD)
(4)          Atividade Design, desenvolvimento, etc. de veículos 100% elétricos (BEV) suas plataformas e componentes relacionados
(5)          Participações Toyota Motor Corporation (50%), BYD (50%)
(6)          Nº de Colaboradores Aproximadamente 300