Dobradinha da TOYOTA GAZOO Racing no arranque do mundial de ralis em Monte Carlo

22 de janeiro 2022 – A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team (TGR WRT) começa a nova época do Campeonato Mundial de Ralis da FIA, com uma dobradinha no Rali de Monte Carlo. Os 2 GR Yaris Rally1 híbridos, dos pilotos, Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä, terminaram o emocionante rali pelos Alpes franceses, em primeiro e segundo lugar. O terceiro GR Yaris de Elfyn Evans terminou em quarto da geral.  Sébastien Ogier faz história ao alcançar a sua nona vitória no Rali de Monte Carlo.

O tempo predominantemente seco, tornou o rali deste ano mais um teste de desempenho absoluto, do que o normal. Ogier estabeleceu o ritmo desde o início, com cinco vitórias consecutivas em especiais cronometradas, abrindo uma vantagem de meio minuto já a meio do dia de sexta-feira.

O GR Yaris Rally1 Hybrid foi o mais rápido nas primeiras 11 especiais da nova época, a sequência de vitórias só terminou na tarde de sábado – ponto em que Ogier estava focado em gerir a sua liderança.

A 56ª vitória de Ogier no WRC também é a primeira de seu co-piloto Vincent Landais, apenas no segundo evento desde que começou a trabalhar com o promissor navegador francês, no final da época passada. É também a quinta vitória da Toyota em Monte Carlo com um quinto modelo diferente: o GR Yaris Rally1 Hybrid venceu 16 das 18 especiais do fim de semana.

Com Ogier a disputar, mais uma vez, apenas alguns ralis esta temporada, o segundo lugar e a vitória na Power Stage final, representam um excelente arranque de época para Rovanperä e o co-piloto Jonne Halttunen, que procuram revalidar o título. Rovanperä cresceu em confiança e velocidade durante o fim de semana, conquistando seis vitórias em especiais, a caminho do pódio.

Elfyn Evans mostrou um ritmo igualmente forte ao longo do fim de semana e estava em segundo atrás de Ogier quando perdeu cerca de 40s com um pneu danificado em SS5, na manhã de sexta-feira. O piloto britânico e o co-piloto Scott Martin lutaram para terminar em quarto, a 27,8s do pódio. Elfyn Evans foi ainda terceiro na Power Stage conseguindo três pontos adicionais.

O forte início de época da TOYOTA GAZOO Racing foi rematado por Takamoto Katsuta com mais um desempenho consistente ao lado do co-piloto Aaron Johnston, terminando em sexto da geral.

Resumo do Rali:

Após o shakedown, realizado antes do evento na manhã de quinta-feira 19 de janeiro, o rali começou, como habitual, na icónica Praça do Casino no Mónaco. De lá, as equipas seguiram diretamente para as montanhas acima do Principado para duas especiais noturnas, a primeira das quais terminou no topo do famoso Col de Turini.

Sébastien Ogier estabeleceu o tempo mais rápido 1,3 segundos mais rápido que o colega Evans, e repetiram a dobradinha na segunda especial, no entanto, Ogier foi ainda mais rápido, aumentando a vantagem 4,7s. Seis segundos separaram os 2 GR Yaris Rally1 durante a noite com mais de 9,4s para o piloto em terceiro.

Kalle Rovanperä arrancou com um bom ritmo na defesa do título do campeonato mundial terminando o primeiro dia em quinto a 17,1s da liderança. Takamoto Katsuta, aos comandos do quarto GR Yaris Rally1 Hybrid novamente no programa de desafio TGR WRC, foi o quarto mais rápido na primeira especial, mas devido a uma situação com o travão de mão, durante a segunda especial, caiu para nono da geral.

Ogier continuou a definir o ritmo ao longo das 3 especiais durante a manhã de sexta-feira, apesar de um problema com a unidade híbrida fornecida a todas as equipas, e que o obrigou a conduzir sem o impulso adicional nas duas últimas especiais.

O companheiro de equipa Elfyn Evans permaneceu perto de Ogier nas duas primeiras especiais, mas em SS5 perdeu 40 segundos e caiu para o quinto lugar por causa de um furo no pneu traseiro direito. Lutou à tarde, e conseguiu ser o mais rápido em SS6. Uma especial em que os 4 GR Yaris Rally1 Hybrid conseguiram os 4 melhores tempos.

Ogier foi o mais rápido mais uma vez em SS7 antes de Rovanperä conquistar, no final do dia, a sua primeira vitória numa especial esta época. Rovanperä terminava o dia em segundo lugar e encurtava assim a vantagem para o líder, Ogier ficou com 36s de vantagem sobre Rovanperä. Takamoto Katsuta terminou o dia em sétimo lugar da geral.

Sábado foi o dia mais longo da prova, em termos de distância competitiva (111,78 km). A série de vitórias consecutivas do GR Yaris Rally1 Hybrid no início da época chegou a 11, já que dominou durante o ciclo matinal de três especiais. Rovanperä e o seu co-piloto Jonne Halttunen conquistaram a 100ª vitória em especiais no Mundial de Ralis da FIA na primeira especial do dia (SS9) e somou outra em SS11. Ogier e seu co-piloto Vincent Landais foram os mais rápidos em SS10 e terminaram a manhã, meio minuto à frente do seu jovem companheiro de equipa no outro GR Yaris Rally1 Hybrid.

Ogier aproveitou a sua vantagem para evitar riscos desnecessários à tarde, Rovanperä conquistou uma vitória impressionante na última especial noturna do dia, onde foi 6,7s mais rápido do que qualquer outro. Terminando o dia a 16s do líder Ogier e a 16s do terceiro.

Elfyn Evans continuou a lutar para recuperar o tempo perdido na sexta-feira, subindo para o quarto lugar da geral. Takamoto Katsuta subiu uma posição, terminando o dia em sexto lugar da geral.

No domingo, Ogier geriu a sua vantagem durante as 4 especiais e terminou com uma margem de 18,8s para Kalle Rovanperä que venceu a Power Stage final, conseguindo maximizar o seu segundo lugar da geral. Elfyn Evans manteve o 4º lugar conseguindo pontos importantes para a equipa. Takamoto Katsuta manteve o sexto lugar.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DE MONTE CARLO 2023 (Informação de domingo 15:00 www.WRC.com)
1 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 3h12h02m.0s
2 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +18.8s
3 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +44.6s
4 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m12.4s
5 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +2m34.9s
6 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +3m32.6s
7 Dani Sordo/Cándido Carrera (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +3m47.5s
8 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +3m51.3s
9 Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Škoda Fabia RS Rally2) +10m03.4s
10 Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) +10m07.9s

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens doEvento:

URL<Novo!>: https://www.tgr-dam.com

*Para aceder ao novo site de imprensa, terá de se registar.

<Contacto> TOYOTA CAETANO PORTUGAL, S.A.Email: victor.marques@toyotacaetano.pt TOYOTA GAZOO Racing PR OfficeEmail: tgr_pr@tgr-dam.com Site oficial do TOYOTA GAZOO Racinghttp://toyotagazooracing.com/